Reconstruir um relacionamento é um dos maiores desafios enfrentados por aqueles que passaram por uma separação ou por um momento difícil na relação, mas que desejam reatar para recuperar o amor, a amizade, o companheirismo, a confiança e o respeito como um casal.
Se você está passando por essa situação em seu relacionamento, confira as dicas do Espiritualista Maicon Paiva, que é fundador do Espaço Recomeçar. Maicon conta como é possível reconstruir um relacionamento a partir da evolução pessoal. Acompanhe!
Reconstruir um relacionamento: Sinais de que o comprometimento ainda importa
A primeira coisa a se fazer para reconstruir um relacionamento é entender quais são os sinais de que o comprometimento ainda importa para os dois. Maicon Paiva explica quais são os sinais que costuma demonstrar essa importância:
- Vocês ainda mantém contato um com o outro;
- Ambos ficam felizes quando um se preocupa ou quer saber sobre o outro;
- Vocês se comprometem em ajudar, apoiar e estar ao lado um do outro;
- Os dois sentem que são importantes um para o outro.
“O comprometimento mostra que o casal ainda se importa um com o outro e esse é um grande passo para que uma união amorosa possa ser reconstruída. No entanto, é importante que esse comprometimento esteja alinhado a mudanças significativas, para que o casal não passe pelos mesmos problemas de antes do rompimento”, conta Maicon.
Veja também: como saber se o amor acabou teste!
Reatando um relacionamento: sinais de crescimento
Embora existam sinais de que o casal está comprometido um com o outro, é importante avaliar os sinais de crescimento ao reatar o relacionamento. Nesse caso, Maicon conta que a evolução pessoal de cada um conta muito para que exista um amadurecimento do relacionamento e um crescimento significativo entre o casal.
“Para reatar um relacionamento, é fundamental que os dois tenham aprendido com os erros e que estejam comprometidos com o crescimento da relação, buscando a evolução pessoal de cada um e uma união cada vez mais saudável”, explica o Espiritualista.
Veja também os sinais de crescimento apontados por Maicon Paiva: “o crescimento de um relacionamento pode ser medido principalmente pelo grau de confiança e pela honestidade na relação. Esses são sinais importantes para quem está reatando um relacionamento”.
Sinais de que a atração não desapareceu
Por outro lado, também é importante saber quais são os sinais de que a atração não desapareceu, considerando que a atração é um grande indicador de amor e desejo de ficar junto.
“Um casal que sente desejo, vontade de estar junto, amor, paixão, felicidade ao estar um com o outro e consegue se divertir na presença um do outro, indica que a atração não desapareceu, mesmo com todos os problemas que ambos enfrentaram ao longo da relação”, conta Maicon Paiva.
Portanto, o Espiritualista orienta: “para reatar um relacionamento com sabedoria, é preciso cuidar dos problemas, aprender com os erros e buscar o crescimento da relação juntos, agregando a evolução pessoal de cada um como uma experiência para ter uma relação saudável”.
Veja muito mais conteúdos interessantes como esse aqui no Família Nomade!