Como Tirar o Meu Passaporte Na Polícia Federal?

Pensou em viajar? pensou em passaporte! O Tirar o passaporte na Polícia Federal é o primeiro de alguns passos que o futuro viajante precisa dar para viajar para qualquer país que não esteja contido na América do Sul.

Para conseguir o famoso passaporte o viajante precisa apenas seguir alguns passos, bem simples por sinal. Todavia, é algo que deve ser feito com muita cautela para não ter quaisquer erros no fim.

Como tirar o meu passaporte?

Muitas pessoas acham que para tirar o passaporte precisam viajar para outros estado emiti-lo, ou gastar fortunas somente para emitir o pequeno documento, mas este é um pensamento pra lá de antiquado e iremos derrubá-lo hoje.

Emitir um passaporte é algo fácil, rápido e simples! E o melhor, você não terá muitas despesas. O passaporte é emitido pela PF (Polícia Federal), você irá ter que ir até uma das bases da PF duas vezes consecutivas apenas, entenda melhor.

Você irá precisar ir numa base da PF duas vezes como citado acima, a primeira para inserir suas digitais e bater fotos e a última para retirar o seu passaporte já pronto pra uso.

Aposto que ainda ficou muito abstrato pra você, mas relaxa, iremos mastigar o máximo possível para você entender melhor, tudo bem? Iremos dividir nossa explicação em alguns tópicos, assim ficará bem mais claro.

Qual o primeiro passo para emitir meu passaporte?

O primeiro e mais importante passo é reunir todos os documentos necessários que a PF exige, veja quais são.

  • Identidade: Caso você não tenha, não esquenta, existe alguns documentos alternativos, como: Carteira de habilitação ou de trabalho, detalhe, ambas devem ter uma fotografia sua.
  • CPF (Cadastro de pessoa física): Caso seu CPF esteja incluso em seu documento de identidade não é necessário levar o original para amostra.
  • Caso você seja naturalizado brasileiro, é importante que você leve seu certificado de naturalização.

Vale ressaltar o seguinte, caso você não esteja tentando emitir o seu primeiro passaporte, é importante e extremamente necessário que você leve o antigo caso ele ainda esteja dentro do prazo de validade. (caso você não apresente, será cobrado em dobro a taxa de aquisição)

Além disso, não é mais obrigatório apresentar o seu título de eleitor ou de ter servido as forças armadas. Todavia, é de suma importância que você esteja em dia com à justiça eleitoral.

Você possui todos os documentos em mãos? Maravilha! Vamos agora ao segundo passo para você emitir seu passaporte, tudo bem?

E agora, qual o segundo passo para emitir meu passaporte?

O segundo é muito mais simples que o primeiro. Você irá precisar preencher um pequeno formulário no site oficial da PF, com alguns dados de âmbito pessoal, documentos e alguns dados de média relevância.

Além disso, algo que atrapalha muito no momento de emitir seu passaporte é a maneira como eles preencheram os nomes, você deve colocar todos seus nomes no primeiro campo em branco e somente seus sobrenomes no segundo.

Por exemplo: Como eu digitaria o nome do Carlos Alberto de Souza Lima? (nome fictício)

Você iria colocar Carlos Alberto no primeiro campo em branco e De Souza Lima no segundo, entendeu?

Clique neste link para você ter acesso ao formulário.

Após você ter preenchido tudo corretamente, será emitido um protocolo com o número de sua solicitação e um boleto para você realizar o pagamento.

O próximo passo é tão simples que iremos incluir neste, tudo bem? O próximo passo é apenas você ir até uma agência bancaria e fazer o pagamento do boleto gerado algumas linhas acima, ou então, faça o pagamento pelo app de seu banco, como preferir. Agora sim, vamos ao terceiro passo!

Qual o terceiro passo para eu emitir meu passaporte?

O terceiro passo é agendar o dia de atendimento para você ir até uma das bases e realizar o restante do processo.

Para você agendar clique neste link.

Logo após que você inserir o CPF, seu protocolo emitido no tópico anterior e sua data de nascimento, o site irá lhe mostrar os postos de atendimento disponíveis, além dos dias e horários de abertura.

(Dica: Você pode agendar até para 6 pessoas de uma só vez, basta ter os dados de ambas certinho)

Qual o quinto passo para eu emitir meu passaporte?

O quinto passo é bem óbvio, compareça no posto de atendimento no dia agendado com toda documentação que lhe foi apresentada lá no primeiro tópico.

Além disso, não é necessário que você leve o comprovante de pagamento do boleto, mas é recomendado que leve, caso dê algum erro você já estará com ele.

Observação: Não existe necessidade de você levar uma foto para colocar em seu passaporte, pois a foto que terá nele será retirada pela PF no dia do atendimento.

Todavia, caso você esteja tentando emitir passaportes para crianças menores de 3 anos, é obrigatório que você leve uma foto do rosto da criança com dimensões 5×7, a foto precisa ser atual e colorida, fundo branco é obrigatório.

O atendimento dentro da agência é super-rápido, logo que você passar pela triagem de início, você será chamado através de uma senha e lá irá conferir seus dados.

Após fazer tudo que eles indicaram, basta você esperar o passaporte ser emitido com êxito, não demora muito, em média seis dias úteis e eles mandam um protocolo com uma nova data para você ir pegar.

Caso queira ficar observando como anda seu pedido, clique neste link e vá para o site oficial.

E por fim, qual o último passo?

O último passo é o mais simples e prazeroso. Basta você aguardar o seu passaporte ficar pronto como orientamos no passo acima e ir resgatar seu documento novinho em folha.

Um passaporte possui validade de dez anos! Caso o seu passaporte esteja próximo de expirar, é recomendado que você emita um novo, e para isso, basta seguir os passos acima que será sucesso!

Além disso, caso você ainda tenha dúvidas ou precise de um contato direto e de confiança com a PF, basta você enviar um e-mail para PF utilizando o seguinte endereço: faleconosco@dpf.gov.br

Author:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *