Avançar para o conteúdo

3 grandes jogadores que vieram ao Brasil para vestir a camisa do Grêmio

Já faz algum tempo que o futebol brasileiro é caracterizado pelo regresso de grandes jogadores, geralmente em final de carreira, e não pela permanência desses. Cada vez mais clubes contratam atletas de elite, mas com mais de 32 anos de idade, para reforçar seus elencos. Pensando nisso, separamos para você uma lista com 3 grandes jogadores que vieram ao Brasil para vestir a camisa do Grêmio.

O Grêmio é, sem sombra de dúvidas, um desses times brasileiros que está frequentemente de olho em jogadores já consagrados no exterior, mas que, em idade um pouco avançada, tem como Brasil um dos possíveis destinos. Nas últimas quatro temporadas, o clube provou essa característica em praticamente todas as janelas de transferências.

Ainda assim, três nomes em específico, de jogadores de grande expressão na Europa que foram ao Brasil vestir a camisa do Grêmio, se destacam em meio a tantos. Um com uma passagem relativamente apagada, mas extremamente marcante; outro por não corresponder às expectativas e um terceiro por ser, provavelmente, a maior contratação da história recente do futebol brasileiro.

Dito isso, conheça 3 grandes jogadores que vieram ao Brasil para vestir a camisa do Grêmio:

Lucas Leiva 

Um dos grandes jogadores que vieram ao Brasil para vestir a camisa do Grêmio recentemente foi o consagrado volante Lucas Leiva. Para aqueles que acompanharam a Premier League com frequência entre o fim dos anos 2000 e início dos 2010, certamente lembram do jogador em meio a outras feras como Gerard, Reina, Fernando Torres e outros craques do Liverpool.

O que muitos não lembram é que Leiva foi formado justamente no Tricolor Gaúcho. O jogador fez os últimos anos de base no Grêmio, ainda no começo dos anos 2000, e se profissionalizou em definitivo em 2005 pelo clube. Em Porto Alegre, ficou até 2007, com três temporadas e mais de 70 jogos disputados.

Na temporada 2007/2008, Lucas Leiva acabou sendo comprado pelo Liverpool. Fez história com a camisa dos Reds e chegou a ser titular quase que absoluto por algumas boas temporadas. Esteve no clube inglês até a temporada 2016/2017 e, apesar de ter sido muito bem visto por lá, não conquistou nenhum título.

Em seguida, acabou sendo contratado pela Lazio – um dos times mais tradicionais da Itália. Fez boas temporadas pela equipe italiana, a ponto de ter vencido a Coppa da Itália (uma vez) e a Supercopa da Itália (duas vezes), se consagrando como um dos líderes experientes daquele time.

Leiva voltou ao Grêmio em 2022, como uma das grandes contratações do clube (que disputou a Série B do Brasileirão no ano em questão). No entanto, por conta de lesões acabou não jogando muito. Foram apenas 18 partidas pelo Tricolor Gaúcho, com três gols neste período. Por fim, se aposentou no time que lhe formou.

Douglas Costa 

Apesar de ter sido um dos grandes jogadores que vieram ao Brasil para vestir a camisa do Grêmio recentemente, Douglas Costa teve uma passagem extremamente polêmica pelo clube gaúcho. Isso porque ele chegou com status de craque absoluto, o homem que mudaria o time, mas não rendeu nem metade do que era esperado. 

Douglas Costa foi formado no Tricolor Gaúcho, fez praticamente toda a sua base na equipe e se profissionalizou pelo clube em 2008. Bastaram duas temporadas em Porto Alegre para chamar a atenção de um time ucraniano que está sempre apostando em jovens jogadores brasileiros: o Shakhtar Donetsk.

O jogador se destacou no Shakhtar, onde conquistou três Supertaças Ucranianas, três Taças Ucrânia e cinco Ligas Ucranianas. Posteriormente, acabou sendo contratado pelo Bayern de Munique, time com quem foi campeão da Bundesliga três vezes, da Copa da Alemanha uma vez e do Mundial de Clubes.

Nesse meio tempo, também atuou pela Juventus, vencendo o Campeonato Italiano três vezes, a Coppa Italia uma vez e a Supercopa da Itália também uma vez. O jogador chegou ao Grêmio por empréstimo da Velha Senhora, em 2021, mas passou longe do futebol que vinha apresentando nos demais clubes.

Com um salário milionário, o jogador fez parte do elenco do Grêmio que foi rebaixado para a Série B do Brasileirão e se envolveu em polêmicas com a torcida, fazendo “pouco caso” da situação do clube. Por fim, acabou saindo do Tricolor Gaúcho e, hoje, joga pelo Los Angeles Galaxy, time dos Estados Unidos.

Luisito Suárez

Luisito Suárez é não apenas um dos grandes jogadores que vieram ao Brasil para vestir a camisa do Grêmio como, provavelmente, a maior contratação da história recente do futebol brasileiro. O jogador chegou ao Tricolor Gaúcho depois de ter feito história com quatro dos maiores clubes europeus de todos os tempos. 

Por onde passou, Suárez encantou. Teve o seu primeiro grande auge lá em 2008 quando, em sua primeira temporada pelo Ajax, da Holanda, fez 22 gols em 44 jogos. No ano seguinte, ainda com a equipe holandesa, aumentou a sua média: foram 28 gols em 43 partidas disputadas. No terceiro ano com o time, fez nada mais nada menos do que 49 gols em 48 jogos – números simplesmente absurdos.

Tudo isso fez com que Suárez chamasse a atenção do Liverpool que, na época, buscava alguém para suceder Fernando Torres – que acabou saindo do clube posteriormente. Não ganhou nada com os Reds, mas, ainda assim, se consagrou como um atacante goleador, um dos maiores de sua geração.

Foi no Barcelona, no entanto, que ele viveu a melhor fase da sua carreira. Protagonizou o histórico trio MSN ao lado de Messi e Neymar, vencendo a Champions League, Mundial de Clubes, La Liga, Copa do Rey, Supercopa da Espanha e por aí vai. Chegou a ser Chuteira de Ouro nos auges de Lionel e Cristiano Ronaldo e, depois, ainda brilhou com o Atlético de Madrid.

Depois de uma passagem curta pelo Nacional, em 2022, Suárez acabou achando espaço justamente no Grêmio – que estava de volta à Série A. Ele vem sendo, de longe, o melhor jogador do Tricolor Gaúcho, provando que, não à toa, é considerado por muitos como um dos melhores centroavantes de sua geração. 

Artigos Relacionados